A Incrível Viagem de Navegar em Si Mesma

20/12/2018

Não poderia deixar de começar a escrever sobre isso estando em um lugar diferente do qual estou: um aeroporto. Eu cresci ouvindo minha mãe dizer pra ser independente, criar minhas asas e voar sem depender de ninguém, meu pai sempre me levava pra algum lugar diferente a cada fim de semana, tudo isso somado ao fato de que sempre gostei de conhecer pessoas, lugares e culturas então no começo de 2018 me veio à cabeça a ideia mais louca até então: vou viajar sozinha. Não tenho ninguém pra me acompanhar e isso não tem que ser um problema, apenas um detalhe. Eu nunca tinha viajado sozinha então escolhi o Rio Grande do Sul (me identifico profundamente com aquele Estado e aquelas pessoas, como se fosse uma casa pra mim num local qualquer do mundo), planejei tudo sozinha e comprei tudo por conta meses antes, mas a ficha de que eu ficaria uma semana inteira sozinha em terras distantes só foi cair quando eu estava com as passagens de avião impressas em minhas mãos poucos dias antes da aventura começar.

 

 

A gente precisa achar algo na vida que nos traga prazer e fazer isso sozinhos, pelo menos uma vez na vida. No meu caso foi uma viagem, no seu caso pode ser uma aventura culinária ou aquele book todo glamouroso que você sempre quis fazer mas estava com vergonha porque acha uma ideia boba ou porque está “velha” demais pra isso (como se idade pudesse dizer o que podemos ou não fazer). Durante minha viagem muitos homens se surpreenderam com o fato de eu vir de tão longe sozinha, me chamavam de corajosa e achavam isso incrível. No começo eu achava que o que eu estava fazendo era algo normal, sem magia alguma, mas hoje entendo e concordo: se jogar pra fazer algo sozinha é um ato de coragem e é incrível porque é um dos maiores atos de carinho consigo mesma, só não deveria ser incomum. É não se limitar pelos outros mas ouvir um anseio do seu coração e segui-lo. Então pense naquilo que você mais gostaria de tentar fazer ou que gosta muito e vá atrás. Pode ser um curso, uma sessão de cinema sozinha ou até mesmo ir naquele restaurante tido como romântico que você sempre quis comer mas não ia porque não tem ninguém especial pra ir com você ou porque nunca te levaram.

 

Eu tenho uma notícia excepcional pra você: essa companhia que você tanto procura está com você todos os dias e jamais te deixará porque é você mesma! Não importa o que seja, dê esse presente pra si e depois ria, sinta saudades das histórias que isso gerou porque sempre tem coisa pra contarmos. “Mas eu não sei por onde começar…” Minha dica é: comece com algo simples, preferencialmente algo que você gostava desde criança ou se lembra de querer desde muito cedo. Geralmente os sonhos e desejos que temos quando crianças são muito puros e cheios da nossa maior verdade por terem sido construídos no momento de nossa vida que mais estamos conectados a nós mesmos. A gente não tem preocupações e medos quando crianças então por que não usar coisas dessa fase tão especial pra nos redescobrirmos? Sim, não pense que viver essa experiência vai ser só um acontecimento da sua vida. É acima de tudo uma jornada de autodescoberta e isso é sempre uma grande viagem, mesmo que sem sair do lugar.

 

Hoje posso dizer que foi a viagem da minha vida: paisagens lindas, pessoas queridas que conheci, aventuras pra rir com os amigos e, acima de tudo, uma nova eu estava nascendo, muito melhor do que a que embarcou desajeitada com aquela mala de 12kg no aeroporto de Viracopos. Fiz outra sozinha e planejo muitas outras, cada uma com objetivos e histórias diferentes, mas em cada uma delas descubro mais um pedacinho de mim e tenho a certeza no coração de que nunca mais quero parar essa jornada. Não importa o que seja sua “viagem”, simplesmente vá atrás daquilo que seu coração sente que deveria fazer porque dali você sairá um ser humano mais forte, realizado e com a certeza mais forte ainda de que a nossa história somos nós mesmos que construímos.

Please reload

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

©2018 by Elas Fora da Curva. Proudly created with Wix.com